Dra. Maria João Ribeiro da Cunha

Advogada, Consultora Sénior e Formadora Certificada

Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa no ano de 1996, a sua formação foi sendo reforçada ao longo destes anos nos ordenamentos jurídicos português e PALOPS. Obteve, ainda, especialização em Direito Penal, Processual Penal e Criminologia, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (no âmbito de Mestrado de Investigação).

Exerce advocacia, desde 1999, com enfoque nas áreas de Direito Comercial, Direito Societário, Direito Laboral, Contratação Pública e Privada, Data Protection, Direito Propriedade Intelectual, Direito Penal e Contencioso.

De 2006 a 2011 acumulou funções de Direção do Departamento Jurídico, Recursos Humanos e Gestão da Qualidade em PME do sector da Segurança Eletrónica, Health (Dispositivos Médicos) e Energias Renováveis.

Assessora jurídica no sector empresarial privado, nacional e internacional.

O espírito de equipa, boa capacidade de comunicação e de adaptação a ambientes multiculturais, foram catalisadores para o exercício de outras funções a nível empresarial, para as quais obteve a adequada formação profissional, como sejam a Implementação e Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade e a Formação.

Em 2013, a par de se tornar ativista, passa a integrar o grupo de juristas da Amnistia Internacional, onde colabora pro bono.

É, ainda, associada fundadora e presidente da mesa da assembleia geral da Associação Nacional de Data Protection Officers e Outros Profissionais de Privacidade.

Maria João Ribeiro da Cunha

Para informação adicional contacte +351 969 020 635 | +351 964 001 635